Rumor: ATI chega ao fim em 2010

18-08-2010 22:02
Há um rumor no mercado de tecnologia de informação de que a AMD irá colocar um fim na marca ATI até o final do ano, sendo que todos os produtos de sua divisão gráfica passariam a vir com o logo AMD.

 
História
 
A ATI - Array Technologies Incorporated - foi criada em 1985 e já em 1991 apresentou ao mercado o Mach8, um chip capaz de processar gráficos separadamente da CPU. Hoje a ATI é um dos maiores fabricantes de processadores gráficos do planeta, sendo líder do mercado e de tecnologia.
 
Em 24 de julho de 2006 a AMD comprou a ATI e, com isso, todos os nomes, logotipos e marcas registradas. Nos últimos quatro anos a AMD procurou manter AMD e ATI como duas marcas separadas e tão distantes quanto possível. Motivo? Não desagradar a Intel.

O esforço da AMD deu certo e a Intel nunca deixou de oferecer suporte aos drivers ATI em seus chipsets. Enquanto a NVIDIA encontrou problemas para colocar o suporte ao NVIDIA SLI nos chipsets da Intel, o ATI CrossFire sempre esteve presente nos chipsets Intel.
 
O fim da marca ATI
 
Sendo assim, o fim da marca ATI coloca alguns questionamentos: a Intel aceitará colocar o logo da AMD na publicidade de seus chipsets e placas mãe? Evidentemente que não. O mundo de TI é, antes de qualquer coisa, o mundo do marketing e das marcas.
 
A lógica da única marca
 
Apesar disso, faz sentido para AMD colocar um fim na marca ATI. É sempre mais fácil, mais eficiente e menos oneroso manter uma única marca do que duas marcas no mercado. Manter AMD e ATI significa dividir dinheiro, esforços e publicidade.
 
Por outro lado, o logotipo da ATI tem um prestígio no campo dos processadores gráficos que o logo da AMD não tem no campo dos CPU. Talvez o movimento de colocar em evidência a marca Radeon HD nos últimos anos foi um preparativo para esse momento no qual a marca ATI deixaria de existir.
 
Importante apontar que isso ainda é um rumor trazido pelo website KitGuru, mas fundamentado em fontes segundo as quais os gestores da marca AMD decidiram colocar um fim na ATI, e, inclusive os fabricantes de notebooks como HP, por exemplo, até o fim de 2010 não mais irão colocar o logo ATI em seus produtos.
 
Fonte: noticiastecnologicas.com.br
Voltar

Procurar no site

Meiriana Almeida© 2011 Todos os direitos reservados.