Internet Explorer completa 15 anos de vida na rede

18-08-2010 22:16
Internet
 
 

Nesta segunda-feira, o navegador Internet Explorer (IE), da Microsoft, completa 15 anos de existência. O browser foi lançado no dia 16 de agosto de 1995 como parte do pacote Microsoft Plus, que trazia uma série de recursos visuais e de entretenimento para o sistema operacional Windows.

Atualmente, o IE é o navegador mais utilizado pelos usuários da rede, com 60,74% do mercado. Em segundo lugar, aparece o Firefox, com 23,75% da preferência, de acordo com a companhia de pesquisas Net Applications.

O IE é baseado no programa Mozaic, desenvolvido pela americana Spyglass. Seu lançamento foi marcado pela concorrência com o Netscape Navigator, principal browser da época. Mas o rival acabou desaparecendo do mercado em 2002, devido a fatores como falta de competitividade e o aparecimento de novos projetos na área.

Em 2005, motivada pela fraca atuação do IE 6, a Fundação Mozilla lançou o Firefox. Atualmente, os dois disputam o mercado com novos competidores, caso do Google Chrome, o Safari, da Apple, e o Opera.

Em 15 anos de vida, o IE está na sua oitava versão. Mas a Microsoft já trabalha no desenvolvimento do Internet Explorer 9, que deverá ser lançado até o fim do ano.

 

Fonte: veja.abril.com.br

Voltar

Procurar no site

Meiriana Almeida© 2011 Todos os direitos reservados.