IBM lança microprocessador mais rápido do mundo

05-09-2010 03:57

Processador z196

A IBM anunciou hoje os detalhes do chip mais rápido já fabricado pela empresa e, segundo ela, também o chip mais rápido do mundo.

O microprocessador é uma nova versão dos chips que equipam os mainframes da IBM, e começará a ser vendido aos clientes em 10 de setembro.

O processador z196 é um chip de quatro núcleos que contém 1,4 bilhão de transistores em uma área de 512 milímetros quadrados.

O chip foi produzido usando a tecnologia SOI (Silicon On Insulator) de 45 nanômetros.

O processador usa uma tecnologia proprietária da IBM chamada eDRAM (embedded DRAM), que permite colocar caches DRAM de alta densidade na mesma pastilha que os microprocessadores de alta velocidade, resultando em um melhor desempenho.

O z196 roda a uma frequência inédita de 5,2 GHz.

Chip ecológico

Apesar de oferecer uma capacidade de processamento 60% superior ao seu antecessor, a empresa garante que o z196 usa "aproximadamente" a mesma quantidade de eletricidade.

Essa eficiência energética foi alcançada por meio de avanços no projeto do microprocessador, do uso da tecnologia de silício de 45 nanômetros e de um sistema mais eficiente de conversão e distribuição da energia dentro do chip.

O z196 utiliza um sistema avançado de sensores e um firmware para controlar a refrigeração.

O programa monitora a temperatura do processador, fazendo ajustes com base nos fatores ambientais, incluindo temperatura, umidade do ar e até densidade do ar.

Fonte: Inovacaotecnologica.com.br

Voltar

Procurar no site

Meiriana Almeida© 2011 Todos os direitos reservados.